É a representação digital (ou sistema binário) da informação que permite utilizar computador como um processador simbólico. Um dos aspectos fundamentais para compreender o funcionamento de um sistema ou aplicação multimédia é, assim, perceber como os computadores "pensam".
Os sistemas informáticos processam informação de diferentes naturezas (texto, gráficos,vídeos,imagens, sons, etc.) devido ao software com que operam. Porém, ao nível do hardware utilizam fundamentalmente um sistema numérico binário, sendo este um sistema de numeração que se baseia apenas em dois dígitos: 0 (zero) e 1 (um).
A menor unidade de informação que pode ser armazenada é designada por bit. Os bits são agrupados de modo a que seja possível a apresentação de letras, imagens, sons, valores numéricos decimais ou outros tipos de dados do sistema informático. No entanto, existem outras grandezas informáticas, conforme expresso no quadro abaixo.
Tabela de armazenamento de dados |
O número "35, trinta e cinco" é um número escrito na base decimal, na qual existem dez símbolos diferentes (0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9) que, combinados, formam todos os números possíveis. A base decimal é a forma mais comum de interpretação de números que usamos no nosso quotidiano.
1º Passo: realizar sucessivas divisões
por 2 até se obter um quociente igual a 1;
2º Passo: Forma-se o número binário
com 1, seguido de todos os restos
obtidos nas divisões por
ordem inversa.
Como se converte um número binário para um número decimal?
Dado um número binário, cada um dos
seus dígitos representa uma potência de base
2 sendo o dígito mais à direita igual a 2^0, o dígito seguinte (da direita para a
esquerda), igual a 2^1 e assim sucessivamente...
Depois multiplicamos cada uma das potencias pelo respetivo dígito a que correspondem e somamos os resultados.
Webgrafia: