A Compressão de Dados é uma forma de reduzir o tamanho dos ficheiros utilizando algoritmos de compressão. Desta forma podemos aumentar o espaço livre no computador e tornar o armazenamento e a transmissão de um ficheiro mais rápido.
Existem duas técnicas de compressão:
- compressão sem perdas: que preserva inteiramente os dados de imagem;
- compressão com perdas: há sempre alguma perda de informação da imagem (que pode ou não ser detetada pela visão humana). A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem inicial.
Os programas de computador que trabalham com imagens têm de ter a capacidade para ler e armazenar os ficheiros em diferentes formatos. Estes programas estão habitualmente divididos em: programas
Bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho). No entanto vamos abordar apenas os formatos de ficheiros de imagens
Bitmap.
Tipos de formatos para imagens Bitmap
- BMP (Bitmap)- É um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. Bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows (como no Paint por exemplo) , as imagens neste formato podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes. Já que não utilizam compressão, os arquivos neste formato costumam ser muito grandes.
- GIF (Graphics Interchange Format)- É um formato de compressão sem perdas, preservando a qualidade quando é alterado o seu tamanho original. Os ficheiros ocupam um pequeno espaço no computador, sendo perfeitos para o desenvolvimento de páginas para a Internet. Não suporta mais do que 256 cores (8 bits de cor) e é lido por vários programas. O sucesso deste formato na Web deve-se a particularidades como a transparência, a animação e o entrelaçamento.
- JPEG (Joint Photographic Experts Group)- Formato utilizado para compressão de ficheiros com vários níveis de compressão com perdas que podem ser determinados em programas de tratamentos de imagens, levando à perda de informação, diminuindo a qualidade da imagem. A compressão deste formato baseia-se na eliminação de informações redundantes e irrelevantes, como a repetição da mesma cor em pontos adjacentes ou de cores semelhantes não diferenciadas a olho nu.
- PDF (Portable Document Format)- Frequentemente usado para converter e comprimir documentos de texto e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores, por rede ou por suporte, bastando, para isso, que o outro computador tenha instalado um programa que permita a leitura deste formato.
- PNG (Portable Network Graphics)- Formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor superior ao formato GIF (até 48 bits), mas não comporta animação.
- TIFF (Tagged Image File Format)- Formato sem compressão muito utilizado em programas bitmap de pintura e edição de imagem e com software de digitalização. Oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos. É o formato ideal para o tratamento da imagem antes de esta ser convertida para qualquer outro formato.
Webgrafia: