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terça-feira, 21 de abril de 2020

Introdução à Programação

   De forma a mergulharmos no vasto oceano da programação mais preparados, a professora não nos deu um  bote de oxigénio ou um par de barbatanas, mas sim uma ficha com algumas perguntas sobre a matéria deste período. Com a ajuda de alguns sites e de um PowerPoint também disponibilizado pela professora, apresentamos aqui as nossas respostas.
   

      1.Defina o conceito de Programação (Programação Informática) e de Linguagens de
Programação.
      Um sistema informático é composto por duas componentes: o hardware (que corresponde às partes físicas do sistema)e o software (conjunto de programas e aplicações do sistema). Tudo aquilo que envolve o software resulta da programação.
      A programação consiste então na escrita de programas através do uso de uma linguagem de programação que permite assim organizar e ordenar as operações de processamento e armazenamento interno.
      A linguagem de programação é um tipo de linguagem formal, clara, objetiva e livre de ambiguidades, que especifica um conjunto de ordens e instruções que geram um programa.
   
      2.Estabeleça a diferença entre linguagens de baixo nível e linguagens de alto nível.
      As linguagens de baixo nível são as linguagens que se aproximam mais do hardware, pelo que são totalmente dependentes da máquina e não podem ser utilizadas noutras máquinas ou dispositivos. No entanto, pelo facto de se aproximarem do hardware do dispositivo, conseguem aproveitar melhor as suas características. Um exemplo de uma linguagem de baixo nível é a linguagem binária e Assembly.
As linguagens de alto nível são as que se encontram mais próximas da linguagem natural, da linguagem humana. Neste último tipo de linguagem, um programa escrito numa linguagem de alto nível pode ser transportado de uma máquina para outra sem qualquer tipo de problema.
      
      3.Estabeleça a diferença entre algoritmo e programa.
      Um algoritmo corresponde à forma como se desenvolve e ordena uma sequência de operações ou instruções de um determinado  programa, de forma a solucionar um dado problema ou atingir determinado fim.
      Posteriormente, o algoritmo experimenta uma "tradução", constituindo-se o programa que é, por isso,um algoritmo codificado numa linguagem de programação.
      Assim, um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que, basicamente, implementa uma ou mais operações de forma a facilitar o uso dos seus utilizadores. 
      
      4.Quem foi Ada Lovelace? Que contributo é atribuído a esta personalidade no âmbito da
programação?
      Ada Augusta Byron King, Condessa de Lovelace, nasceu a 10 de Dezembro de 1815 e tem como data de óbito o dia 27 de Novembro de 1852. Atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma escritora e matemática inglesa, sendo principalmente reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage . Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, Lovelace desenvolveu os algoritmos que possibilitariam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de ideias sobre a máquina analítica. Por estes trabalhos, é globalmente considerada a primeira programadora da história.

      5.“No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante
como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”
      5.1Comenta a afirmação anterior.
      A tecnologia e os computadores estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e praticamente tudo o que fazemos está relacionado com a programação. Assim, da mesma forma que aprendemos novos idiomas de modo a comunicar com outras pessoas, devíamos igualmente aprender a língua das "máquinas", de maneira a facilitar a compreensão de praticamente tudo o que nos rodeia.
      Os recursos tecnológicos estão a evoluir a um ritmo alucinante, mas o sistema de ensino não promove o acompanhamento das competências dos recursos humanos. Assim, apenas uma minoria da população tem habilitações para explorar no seu todo as maravilhas da programação e as infinitas possibilidades a ela subjacentes.
      Para além disso, estudar programação enriquece as nossas aptidões em vários domínios como a matemática e estimula a nossa criatividade e imaginação.
     Apelamos assim, aqui no blogue, a que todos procurem descobrir um pouco mais o mundo da programação e se deixem apaixonar pela liberdade que nos proporciona! 



      Esperemos que tenham aprendido alguma coisa! Obrigado por lerem!
      
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