Antes de 1960 cada computador tinha o seu próprio código para representar os caracteres alfanuméricos. No entanto, surgiu a necessidade de criar um código universal que permitisse a troca de informação entre computadores que designamos de Padrões de codificação. Estes consistem em tabelas com grupos de bits que correspondem a determinados caracteres.
Tabela de código ASCII:
ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação. Trata-se de um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controlo. Cada código binário possui 8 bits: 7 bits para o propósito de codificação e um bit de paridade (deteção de erro)
Tabela de código Unicode:
Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular textos de qualquer idioma existente. A tabela de código Unicode representa conjuntos até 4 bytes (32 bits) para codificar os caracteres, sendo mais extensa que a tabela de código ASCII.
Codifica caracteres acentuados, símbolos de
pontuação, símbolos técnicos e matemáticos e outros símbolos
gráficos (por exemplo, estrelas e outras formas), entre outros.
https://www.tamasoft.co.jp/en/general-info/unicode.html |
Webgrafia:
https://www.tamasoft.co.jp/en/general-info/unicode.html-8-11.2019
https://classroom.google.com/u/1/w/Mzc5NjIzMTg5Njla/t/all-8.11.2019
http://www.asciitable.com/- 8.11.2019
Sem comentários:
Enviar um comentário